Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Projeto: Brinquedos e Brincadeiras


Trabalhei no colégio onde leciono o projeto "Brinquedos eBrincadeiras", o qual foi muito prazeroso... eu pude ver em cada olhinho dos meus alunos o gostinho do descobrir algo novo, cada nova poesia que eu levava o entusiasmo em aprender, participar,falar foi o que realmente valeu a pena.
Se tem alguém que mereça de verdade os "parabéns" esse alguém são todos eles, alunos maravilhosos, inteligentes, participativos e muito, muito esforçados!



EU AMO CADA UM DE VOCÊS!!!


O Projeto:


A Educação Infantil tem como finalidade propiciar às crianças, assistência e educação, visando suprir as necessidades básicas de cada faixa etária e possibilitar seus desenvolvimentos físicos, psicológicos e sociais.


O objetivo especifico, busca educar a criança em sua totalidade, promovendo sua autonomia e preparando-a para o mundo, além de proporcionar, diariamente, oportunidades de expressão e desenvolvimento afetivo e emocional, através de brincadeiras livres e atividades dirigidas.


Este projeto traz em especial uma reflexão sobre a importância do brincar na vida de uma criança, a questão do lúdico em meio ao processo de construção do saber da criança, mostrando que o casamento entre educação e ludicidade pode trazer relevantes contribuições no que se refere à formação deste pequeno ser.


Acredito que educação no Brasil deve ser considerada como um meio de aprimoramento e aperfeiçoamento da inteligência de cidadãos brasileiros comprometidos com o crescimento do seu país. Educação nos lembra construção, desenvolvimento, aprendizagem, e com base nestes itens a criança desenvolve na brincadeira a imaginação e a criatividade.


Brincar é coisa séria...


Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência, a criança.brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, e se relaciona com este mundo e assim ela aprende.


Ao brincar a criança movimenta-se em busca de parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; expressa-se através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões.


O brinquedo ajuda a criança a elaborar papéis que terá de exercer no futuro, é uma “invasão” ao mundo dos adultos, mas com aspecto desinteressado que só a imaginação pode oferecer.


Brincando a criança desenvolve a imaginação e a criatividade. A fantasia criativa é um bálsamo para a sua alma. Ela coloca-se como um eu criativo.




Objetivo:

Resgatar o espaço do brincar na Educação Infantil, dar às crianças o que lhes é de direito.
Dar a elas a possibilidade de explorarem vários contextos lingüísticos, para que possam fazer uso de todos eles nas diferentes formas de brincar, isso é, o jogo, a dramatização, a literatura infantil, o desenho, o movimento, a construção, a música, a pintura... As crianças só podem desenvolver suas múltiplas linguagens se puderem viver o que é próprio da infância. Dar às crianças o direito de, novamente, inventarem seus brinquedos e brincadeiras, de saírem de dentro de quatro paredes e reconquistarem o direito de correr, falar, saltar, cantar, pular, viver.



Objetivos Específicos:

  • Envolver as famílias dos alunos para que compreendam a importância da música e incentivem o permanente contato musical aos filhos.
    Ampliar o conhecimento de mundo através de vivências musicais.
    Estabelecer contato com pessoas da comunidade.


  • Estimular a criatividade através de descobertas de sons na utilização de elementos significativos, tais como o próprio corpo, a natureza, ambiente que nos cerca.
    Estimular a criatividade na construção de seus próprios instrumentos musicais, tais como violão, chocalhos.


  • Proporcionar e valorizar a entoação de músicas folclóricas do repertório nacional e regional.
    Bem como a confecção de brinquedos, sempre contextualizados através de poesias, histórias, músicas, teatros, brincadeiras de roda etc.

Nenhum comentário: